domingo, 27 de dezembro de 2020

A Resignação

Tentei fazer a mente superar
As barreiras todas no caminho
E alcançar, enfim,
Um seu lugar
No corpo inteiro
Em-si sozinho,
Mente-corpo encontrado
No desencontro em que a matéria
Se faz espírito
E some em paz no universo.
Mas
Não sei se
Não existe esse lugar
- Se viver é aceitar a limitação
Como um seu pequeno encontrar
Na imensidão inencontrável -,
Ou se, existindo, em buscar falhei
- E se falhei porque acelerei
Uma busca de muito mais tempo
Ou se simplesmente porque tentei.
A estrada hoje está tripartida perante meus pés,
Os ladrilhos trincados e empoeirados
Da via romana antiga
Por onde outros parecem ter passado.
Não sei se enganados eles me enganam
Ou se me engano de caminho
E em verdade estou noutro cruzamento
Muito mais distante, nalgum outro lugar.
A estrada está tripartida
E eu quero sentar
E chorar...
Mas a vida obriga a avançar
- Mesmo parado estou avançando -
Então devo caminhar.
Fecho os olhos e vou
Sem saber qual tripartição escolhi
- Sem sequer saber se escolhi -
E que a vida decida por onde trilhar.
Eu me resigno a não saber
E só deixar o tempo me trespassar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário