sexta-feira, 13 de maio de 2011

Smother

Este, definitivamente, é um grande ano para a indústria musical. A produção está a mil, e os trabalhos superando-se um a um. O gênero mais próspero no momento é o pop alternativo; não é difícil imaginar esta situação, considerando que a expressão abarca a mais variada gama artística, indo desde Kanye West a Mika. A mais recente obra refinada de 2011 foi lançada pela banda de "dream pop" (uma das vertentes do alternativismo) britânica Wild Beasts, e intitula-se Smother. Dream pop significa exatamente o que se pretende: é um pop viajado, alucinógeno, mergulhado em seu próprio universo paralelo, e é precisamente isto que o Wild Beasts faz com seu novo álbum: imersa na simplicidade sonora da banda encontra-se uma profundidade de espírito incrível.
A verdade é que num primeiro momento o álbum é um pouco apático, e talvez até forçado: a combinação de instrumentos e vocais produz uma atmosfera melancólica bizarra, beirando o exagero. Mas, superadas as estranhezas, este clima encaixa-se perfeitamente no conceito do trabalho. Afinal, esta é a proposta da música contemporânea: ou resgata suas raízes, ou busca extremos inexplorados.
Smother é um álbum essencialmente uniforme: suas músicas quase encaixam-se umas nas outras conforme as faixas vão passando, apesar de ser notável um "clareamento" ou "enlevamento" no meio do caminho. Minha faixa preferida à priori foi Lion's share, mas todas são de ótima qualidade; destaco também Bed of nails, Deeper, Invisible e Reach a bit further.
Vale a pena ouvir, em especial para compreender melhor a estética musical que vem fazendo críticos declararem este um ótimo ano para a música.

Título: Smother
Artista: Wild Beasts
Lançamento: 09/05/2011
Gravadora: Domino
Produtor: Richard Formby, Wild Beasts
Gênero: Dream pop
Faixas - Duração:

1. Lion's share - 4:14
2. Bed of nails - 4:18
3. Deepr - 3:01
4. Loop the loop - 4:06
5. Plaything - 4:21
6. Invisible - 2:58
7. Albatross - 3:12
8. Reach a bit further - 3:36
9. Burning - 4:44
10. End come too soon - 7:32

Avaliação: Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário